Pular para o conteúdo principal

EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um mundo muito ADULTO... e CHATO

O mundo anda muito chato. Há muita gente irritada, intolerante e rabugenta por aí. As pessoas estão mais ranzinzas e sisudas. Por que temos que ser tão grosseiros, agressivos e mal-humorados? Simplesmente porque nos tornamos adultos! Precisamos sim, ser sérios, responsáveis, comprometidos. Porém, é necessário levar a vida tão à sério a ponto de comprometer a nossa qualidade de vida? Em décadas passadas, o talentoso compositor brasileiro Ataulfo Alves traduziu um sentimento que deveria brotar no coração da gente: “Eu daria tudo que eu tivesse Pra voltar aos dias de criança Eu não sei pra que que a gente cresce... Eu era feliz e não sabia”. Que bela e saudosa canção de “bons tempos que não voltam mais”! Realmente, o tempo passa, a vida passa, a gente passa! E “eu não sei porque a gente cresce”! A gente cresce? Será? Talvez a gente se diminui e até piora! As muitas lutas e dificuldades da vida fazem muitos estragos. Destroem sonhos, roubam alegrias e tiram a paz d

ESTAMOS RECLAMANDO POR QUÊ?

Não fomos nós que escolhemos cultivar as amizades via Face, Instagram ou Linkedin, construindo inúmeras redes e grupos de relacionamento? Não resolvemos que as conversas agora seriam por whatsap ou por chats, mesmo estando nos bares, restaurantes, teatros, shows, passeios? Não optamos por nos reunir mais por videoconferências, salas online do que presencialmente, evitando muitos deslocamentos e as desgastantes viagens? Não criamos as plataformas digitais de aprendizagem isoladas e focadas de EaD sem aqueles convívios chatos dos colegas de classe? Não lamentamos sempre que as nossas casas se tornaram apenas em lugares de pernoites em que não há mais possibilidade de convivência familiar? Não nos queixamos sempre de que não há mais tempo pra gente ler, estudar, ver filmes, ouvir música em casa? Então... ironia do destino ou feitiço contra o próprio bruxo, agora estamos todos em casa! E estamos reclamando por quê?

APROVAR OU NÃO APROVAR? O Conselho de Classe Resolve!

O Conselho de Classe é o órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, que avalia o aproveitamento, o desempenho e os problemas de aprendizagem dos alunos. Geralmente, as reuniões do Conselho acontecem ao final do ano letivo, quando, na verdade, deveriam integrar o programa sistemático de avaliação da escola. Há escolas que, sabiamente, procedem as avaliações coletivas antes da divulgação dos resultados oficiais. Por que não realizar reuniões regulares do Conselho ao final de cada etapa avaliativa? “Conselho”, uma expressão latina que se origina de “consilium”, se identifica com “conselheiros”, aqueles que desenvolvem análises e deliberações que promovem a paz e a harmonia da coletividade. Conselho não é um tribunal, muito menos um júri ou julgamento. Mesmo quando os concílios fazem resoluções firmes ou severas, o objetivo é sempre a conciliação. Além do mais, além de aprovar ou reprovar alunos, o Conselho de Classe deveria desempenhar um papel ed